Dica - Musculação na Fase de Crecimento

23/03/2013 11:53

 

MUSCULAÇÃO : na fase de Crescimento do Organismo

 
 
 
A musculação quando muito bem orientada e acompanhada por um profissional da área de Educação Física pode ser um estímulo ao crescimento do organismo. A prática de musculação para adolescentes auxilia para um maior desenvolvimento na resistência, força e performance muscular, claro que dependendo do treinamento e do objetivo desejado. 
 
Na opinião do Prof. Fábio Bucheroni, a musculação para os adolescentes é deimportância para o crescimento muscular e ósseo, pois a partir de uma carga adequada que não exija muito dos tendões e ligamentos é possível iniciar um processo de adaptação muscular sem prejudica-los.
 
 
A carga ideal para se começar a musculação pode ser definida de diversas maneiras, mas cabe ao professor responsável avaliá-la e perceber através de seus conhecimentos e "feelling" se realmente esta propícia para o adolescente em questão. Se a carga estiver(pesada), em que o adolescente sinta dificuldade de erguê-la, é melhor prestar atenção, porque quando muito pesada pode prejudicar o crescimento do organismo, forçando suas articulações. Neste caso, se continuar com a carga pesada poderá ocorrer o fechamento precoce dos, interferindo no crescimento.
 
                                                   
O crescimento ósseo ocorre na epífise, que expande-se constantemente durante a infância e adolescência.
 
Portanto, a musculação deve ter um acompanhamento e uma orientação constante de extrema importância quanto a resistência, tônus, fortalecimento e até mesmo de adaptação muscular para os adolescentes. Uma carga ótima é aquela que produz tensão óssea e alongamento na musculatura, auxiliando assim, o crescimento corporal.
De outra forma, esta atividade torna-se um perigo para os adolescentes praticantes, pois acarretaria danos ao desenvolvimento e crescimento do organismo. 
 
Possíveis danos da Musculação ou de qualquer atividade física sem orientação adequada ou em excesso para os adolescentes:
 
 Hipófise: o stress físico prejudica a liberação de hormônios sexuais por essa glândula, retardando o crescimento de pelos e o desenvolvimento dos órgãos genitais.  Coração: um desequilíbrio hormonal causado por esforço ameaça o amadurecimento do músculo cardíaco.
  Músculos: cargas muitas pesadas na adolescência fazem com que os músculos percam a elasticidade, tornando-se mais curtos e comprometendo as articulações. 
 Tendões: estão em processo de formação na adolescência. Uma tração exagerada da massa muscular sobre os tendões pode causar inflamação (tendinites).
  Ossos: exercícios com muita carga comprometem a estrutura dos ossos, logo o adolescente corre o risco de não crescer o quanto poderia.
 
Benefícios da atividade física aos adolescentes
 
Com um programa adequado e supervisionado por um profissional de educação física competente, os benefícios são:
 
 Aumento da força muscular, protegendo melhor as articulações e com isto evitando lesões.
 Aumento da resistência muscular
 Melhoria da coordenação muscular.
 Manutenção ou aumento da flexibilidade
 Melhor controle postural.
 Aumento da densidade óssea.
 Aumento do condicionamento físico
 Aumento das reservas de energia do corpo.
 Melhoria da composição corporal, isto é, relação melhor distribuída entre massa muscular e massa gordurosa
 Melhoria da performance no esporte e em atividades recreacionais.
 
Então Você Que Tem 13 a 17 Anos Gosta da Musculação Não perca Tempo, mais CLARO Com um Profissional de educação física acompanhando seus treinos e um bom treino a todos.